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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Teoria comportamental


Estuda as ciências do comportamento na administração e envolve um novo conceito sobre o homem e suas motivações e sobre as organizações e seus objetivos.
Privilegia organizações democráticas e a colaboração humana, baseia-se em uma organização equalizada.

Trouxe uma nova visão para a administração, pois fazia críticas a teoria clássica, que visava o método mecânico e não era voltada as pessoas e sim a produção; criticavam a teoria das Relações Humanas, pois utilizavam formas muito românticas de lidar com as situações e criticavam também a burocracia, devido ao modelo de maquinas utilizado.







HISTÓRIA

      -  Surge em 1940;
-    Principal expoente: Herbert Alexander Simon.
-   Autores importantes pós Herbert: Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris e Chester Bernard.

No campo de motivação humana: Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.




Teoria de HERZBERG: Teoria dos fatores Extrínsecos e Intrínsecos.

Fatores Extrínsecos: Estão ligados ao ambiente e são exteriores ao indivíduo, mas causam algum efeito nele.
Exemplos: Salário, horários de trabalho e promoções.

Fatores Intrínsecos: Estão ligados a própria natureza; a realização das atividades desenvolvidas pelo indivíduo na organização, na realização dos seus objetivos; são incentivos exteriores ao indivíduo, embora as características do ambiente organizacional podem facilitar ou mesmo dificultar esses objetivos.



MASLOW – Apresenta fatores que podem contribuir para o melhor desenvolvimento pessoal na organização. Criou a pirâmide das necessidades humanas.

   Necessidades primárias: Necessidades do corpo e de segurança.

Necessidades secundárias: Sociais, de status e de auto-realização.




Comparando a teoria de Herzberg com a pirâmide de Maslow podemos dizer que os fatores extrínsecos correspondem as necessidades primárias da pirâmide e os fatores intrínsecos correspondem as secundárias.

PONTOS POSITIVOS


- Transferência da ênfase na produção para a ênfase nas pessoas.
-          Ao transferir o foco dos aspectos estruturais e estáticos para aspectos comportamentais e dinâmicos, as estruturas são redefinidas, os conceitos e tarefas passam a ser democráticos e mais humanos.
-         Deixam para trás o pensamento de Homo Economicus.

PONTOS NEGATIVOS

-          Falham devido a psicologização de certos aspectos organizacionais. Alguns exageros são passíveis a criticas.



TEORIA COMPORTAMENTAL E A ADMINISTRAÇÃO ATUAL

Anos 80 - Pesquisas indicam que as técnicas de abordagem da ciência da administração estavam sendo utilizadas em muitas empresas. Entretanto empresas de menor porte não estavam implantando essas técnicas, sendo um desafio a ser vencido pelos administradores do século XXI.






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