Veja como montar um
currículo e o que nunca você deve colocar em um.
LEMBRE-SE DE COLOCAR
Início – Os dados pessoais devem
estar no início. É desnecessário colocar números de documentos ou referências
pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.
Objetivo – Indique somente uma
área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas
diferentes, é recomendável ter mais de um currículo, com objetivos distintos.
Qualificações – Lembre-se de que
é um resumo. Destaque no máximo as cinco principais qualificações adquiridas em
suas experiências de trabalho. Suas inúmeras habilidades poderão ser
demonstradas ao longo do processo seletivo.
Experiências Profissionais – Mencione
o nome da empresa e o período em que atuou. Coloque também uma pequena
descrição de suas atividades no local.
Formação Acadêmica – Ordene de
forma decrescente. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for
relacionado à formação atual ou área de interesse.
Idiomas – Ao citar idiomas,
detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito
valorizadas.
Cursos Complementares – Inclua os
treinamentos e cursos já realizados se tiverem afinidade com a futura área de atuação.
NUNCA COLOQUE
- Esqueça os e-mails pessoais
tipo gatinha@provedor.com.br . Crie um e-mail profissional.
- Nada de cores, desenhos,
margens e símbolos. O ideal para destacar as informações é, no mínimo, a
utilização de recursos como negrito e sublinhado.
- Deve-se evitar também variar os
tipos de fonte.
- Listas extensas também não são
bem vindas no currículo, bem como motivos de ter deixado o emprego anterior,
referências pessoais, raça, religião e filiação partidária.
- Evite erros de concordância,
escrita e acentuação, pois um a cada quatro currículos é descartado por ter
erros de português ou de digitação.
- Não minta nas informações
inseridas no currículo.
OUTRAS FORMAS DE CURRÍCULO
Além do modelo tradicional, é
possível disponibilizar o currículo de forma interessante e atrativa em outros
formatos, como:
Vídeo currículo – transmite
credibilidade e desenvoltura, características que pesam em candidatos a vagas
nas áreas de Vendas, Comunicação e Telemarketing.
Hotsite – É possível criar um
site e inserir informações profissionais, contato, portfolio e outras que sejam
relevantes.
FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/como-fazer-um-curriculo-ideal/55041/
Nenhum comentário:
Postar um comentário