CONCEITOS
O nome administração cientifica é devido á tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A escola da Administração cientifica foi iniciada no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1865-1915), considerado o pai da administração cientifica e fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilberth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Taylor teve dois períodos marcantes em sua historia o primeiro corresponde a época da publicação de seu livro shop management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio de tempos e movimentos. Taylor começou de baixo, junto com operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de analise de tarefas de cada operário. Já o segundo período (1911) é quando Taylor concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estrutura geral pata tornar coerente a aplicação de seus princípios na empresa como um todo.
Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de organização do trabalho ou (ORT).
A organização do trabalho ou (ORT) se fundamenta em:
PRINCÍPIOS
A preocupação de racionalizar, padronizar e prescrever normas de conduta ao administrar levou os engenheiros da administração científica a pensar que tais princípios pudessem ser aplicados a todas as situações possíveis. Cada autor estabeleceu seus princípios de administração. Um princípio é uma afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer àquela situação. Dentre a profusão de princípios defendidos pelos autores da administração científica, os mais importantes são:
Nenhum comentário:
Postar um comentário