AVANT

AVANT

terça-feira, 22 de maio de 2012

Benchmarking & Imagens da Organização


Define –se em :
"o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com a empresas reconhecidas como líderes da indústria".


Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance empresarial . A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós.


Funcional : Forma mais usual .Avalia práticas e processo
Genérico  : Comparação com  empresa de outros setores, mas reconhecidas como apresentando as melhores práticas.
Interno : Comparar as operações da empresa com as de um departamento interno ou de outras organizações do mesmo grupo , o objetivo é identificar internamente qual o melhor modelo a seguir.
Competitivo : Comparam-se produtos e serviços, de forma a superar o desempenho das empresas concorrentes .



Vantagens

As vantagens da análise de Benchmarking são, sem dúvida, mais numerosas que as desvantagens. Quer as pessoas, quer as empresas, todos gostam de ser como os melhores. E o Benchmarking é, precisamente, “espreitar” os melhores para ser como eles. Como vantagens pode-se identificar:




Desvantagens





Decorrência de benchmarking para administração

Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas. Os profissionais de Recursos humanos  ao empregar o Benchmarking como uma ferramenta de desenvolvimentos da Gestão de RH , adquirem conhecimentos importantes para aperfeiçoar seus processos de trabalho , sem ter que ‘’reinventar a roda’’.



Imagens da Organização

Gareth Morgan apresenta uma abordagem sobre as organizações a partir de metáforas que permitem vê-las como


A intenção parece ser a de demonstrar o quanto o universo das organizações vem se tornando cada vez mais complexo e repleto de ambiguidades enquanto nossa habilidade de interpretá-lo não está seguindo o mesmo rumo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário