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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Análise da empresa TIM - TELECOM ITALIA MOBILE





Razão social

Razão Social
TIM CELULAR S.A.
Nome Fantasia
TIM CELULAR S.A.
CNPJ
04.206.050/0090-56
País
Brasil



Missão: Estar próximo ao cliente, oferecendo possibilidades inovadoras de conectividade, focando em suas expectativas e necessidades diversificadas, contribuindo como agente de evolução social por meio de uma gestão sustentável.

Visão: Ser a escolha número um dos clientes, oferecendo serviços inovadores e de alta qualidade, tornando-se referência de rentabilidade do mercado de telecomunicações no Brasil.


Valores: Inovação, informação e tecnologia são nossas maiores preocupações para atender seus Clientes. Oferecem os serviços mais modernos sob medida para que eles ultrapassem as fronteiras da comunicação.







Produtos/Serviços Comercializados

Com um amplo portfólio de serviços convergentes que incluem telefonia fixa, móvel e Internet, a TIM desenvolve serviços e ofertas para atender aos mais diversos perfis de clientes. Telefonia móvel, fixo e acesso à internet (móvel e fixa) são serviços que fazem parte da TIM/Intelig, que também investe no lançamento de aparelhos diferenciados.Através da TIM foram lançados no Brasil os modelos BlackBerry Storm e o Nokia 5800 Comes With Music, além do exclusivo e luxuoso Motorola Aura. A operadora foi pioneira no lançamento do BlackBerry no Brasil (2005), quando trouxe ao País a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo.




PORTE


A empresa Telecom Italia Mobile uma empresa que atua no ramo de telefonia , de grande porte , multinacional , com sua sede na Itália atuante também no Brasil ,sendo formada por duas empresas : TIM Celular S.A. e Intelig , já atua em mais de 2.500 municipios do Brasil . Uma empresa que em até 2010, o público interno da TIM era de 10.559 pessoas. Desse total, 10.138 empregados (96%), além de estagiários, aprendizes e terceirizados administrativos.


SEGMENTO


A empresa TIM atua no mercado segmento tecnológico de telefonia  móvel e fixo e acesso a internet (móvel e fixa). E também trabalha com o lançamento do próprio  aparelho de celular Nokia e o Motorola.Oferece variados tipo de serviço atendendo a demanda mercadológica residencial, corporativa,governo e operadora nacional e internacional.



A empresa promove pacote de ofertas personalizado como banda larga e Voz com tecnologia BLP que permite dados por meio de fios de rede elétrica interna do cliente, o plano pré e pós para telefone fixo e móvel, plano ilimitado usado de TIM para TIM de ligações  móvel e fixo  (41) pagando uma única tarifa por chamada,  o plano TIM único, segmento direcionado a micro empresa e profissional que possuem CNPJ.A empresa desenvolve um trabalho ampla de comunicação através da central de relacionamento com o cliente pelo*144,internet movel.TIM TV ,Google maps, youtube,TIM misic store,são canais usado pela operadora ,para facilitar a relação com seus clientes.
Todos os serviços  da TIM tem a finalidade de atender as necessidades de seu público mantém a satisfação por meio de benefícios em seu segmento de mercado.



CULTURA ORGANIZACIONAL


Primeiramente para falarmos sobre a cultura organizacional da empresa precisamos entender o conceito desta.

Para L.Smircich em ‘’ Concepts of culture organizational analysis’’: cultura organizacional é um sistema de comportamentos, normas e valores sociais que de certa forma tornam a organização única. È um conjunto de características que unidas distinguem a organização das demais empresas.

Para Chiavenato em ‘’Teoria geral da administração’’: a cultura organizacional é uma maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos.







Enfim, é tudo que está em um local onde pessoas se envolvem.


Para a TIM 8 valores são essenciais,são eles:  PRÓ-ATIVIDADE, TRANSPARÊNCIA, VELOCIDADE, EXCELENCIA PROFISSIONAL, FOCO NO CLIENTE, ESPIRITO DE EQUIPE, INOVAÇÃO E ESPIRITO EMPREENDEDOR.

A TIM incentiva seus funcionários a renovarem seus conhecimentos e a trocarem suas experiências; a empresa tem uma grande preocupação com o clima organizacional, por este motivo, foca no processo de socialização dos novos membros.
LIGUE-SE, é como o treinamento de novos funcionários é chamado; tem por foco facilitar a inserção dos novos membros ao ambiente de trabalho e auxiliar na adaptação a cultura organizacional.
A empresa também possui o chamado TIM abre as portas, que proporciona a visita dos filhos aos seus pais na empresa, para conhecer o ambiente de trabalho e realizar trabalhos recreativos, este programa visa o retorno em forma de talentos para prover futuramente a liderança nos negócios.


Na fase inicial da organização fica caracterizada a existência de diversas culturas; mesmo apresentando um mix de culturas, a Italiana prevaleceu nesta primeira fase.
Podemos dividir as culturas organizacionais em 3 fases distintas, jutamente com as fases de desenvolvimento da empresa.

Primeira fase: Colocar em operação a TIM Brasil .

Sentimentos: bravura, heroísmo, dedicação e pioneirismo;
Hierarquia era muito forte;
Faltava RH e sobravam tarefas a fazer;
Trabalho em equipe não era incentivado.

Podemos dizer que foi a fase ‘’criança problema’’ da organização, de acordo com a matriz BCG, onde a empresa possui uma participação relativa no mercado muito baixa, mas um crescimento de mercado alto.




Segunda Fase: Fase de integração do TIM Sem fronteiras (2002-2004)

Tentam integrar as diversas empresas e culturas existentes na filosofia de empresa única.
Falta de confiança por parte da administração técnica;
Não acreditam que as decisões tomadas pela nova Holding sejam melhores para a empresa;
Clima de altos e baixos;
Troca de presidentes freqüentemente;
Pouca motivação interna;
Poucas regras e procedimentos.

Terceira fase: Amadurecimento (2004 até dias atuais)

Em 2004 alguns objetivos foram estabelecidos: Atração e fidelização de talentos, melhoria na produtividade, estrutura organizacional ágil, integração das operadoras – criação da empresa única.

Surgem os princípios de RH:
-         Tratar as pessoas como sendo o capital intelectual da organização;
-         Tratar as pessoas como talentos individualizados;
-         Tratar as pessoas como responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento.

A empresa começa a seguir um novo rumo e a estabelecer uma cultura organizacional mais estável e característica.

-         Projetos de integração;
-         Vários projetos, todos trabalhando;
-         Áreas de RH e de gerencial crescem;
-         Treinamentos;
-         Confianças nas pessoas e em suas relações;
-         Sistema de recompensas;
-         Amadurecimento.

Objetivos mais importantes: Lucratividade, liderança, expansão, crescimento, agilidade, velocidade, cooperação, confiança e autonomia.


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