Razão social
Razão Social
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TIM
CELULAR S.A.
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Nome Fantasia
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TIM
CELULAR S.A.
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CNPJ
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04.206.050/0090-56
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País
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Brasil
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Missão: Estar próximo ao cliente, oferecendo possibilidades
inovadoras de conectividade, focando em suas expectativas e necessidades
diversificadas, contribuindo como agente de evolução social por meio de uma
gestão sustentável.
Visão: Ser a escolha número um dos clientes, oferecendo
serviços inovadores e de alta qualidade, tornando-se referência de
rentabilidade do mercado de telecomunicações no Brasil.
Produtos/Serviços Comercializados
Com um amplo portfólio de serviços
convergentes que incluem telefonia fixa, móvel e Internet, a TIM desenvolve
serviços e ofertas para atender aos mais diversos perfis de clientes. Telefonia móvel, fixo e acesso à internet (móvel e fixa)
são serviços que fazem parte da TIM/Intelig, que também investe no lançamento
de aparelhos diferenciados.Através da TIM foram lançados no
Brasil os modelos BlackBerry Storm e o Nokia 5800 Comes With Music, além do
exclusivo e luxuoso Motorola Aura. A operadora foi pioneira no lançamento do
BlackBerry no Brasil (2005), quando trouxe ao País a mais conhecida solução
móvel de e-mails do mundo.
PORTE
A empresa Telecom Italia Mobile uma empresa que atua no ramo de telefonia , de grande porte , multinacional , com sua sede na Itália atuante também no Brasil ,sendo formada por duas empresas : TIM Celular S.A. e Intelig , já atua em mais de 2.500 municipios do Brasil . Uma empresa que em até 2010, o público interno da TIM era de 10.559 pessoas. Desse total, 10.138 empregados (96%), além de estagiários, aprendizes e terceirizados administrativos.
SEGMENTO
A empresa TIM atua no mercado segmento tecnológico de telefonia móvel e fixo e acesso a internet (móvel e fixa). E também trabalha com o lançamento do próprio aparelho de celular Nokia e o Motorola.Oferece variados tipo de serviço atendendo a demanda mercadológica residencial, corporativa,governo e operadora nacional e internacional.
A empresa promove pacote de
ofertas personalizado como banda larga e Voz com tecnologia BLP que permite
dados por meio de fios de rede elétrica interna do cliente, o plano pré e pós
para telefone fixo e móvel, plano ilimitado usado de TIM para TIM de ligações móvel e fixo
(41) pagando uma única tarifa por chamada, o plano TIM único, segmento direcionado a
micro empresa e profissional que possuem CNPJ.A empresa desenvolve um trabalho
ampla de comunicação através da central de relacionamento com o cliente
pelo*144,internet movel.TIM TV ,Google maps, youtube,TIM misic store,são canais
usado pela operadora ,para facilitar a relação com seus clientes.
Todos os serviços da TIM tem a finalidade de atender as
necessidades de seu público mantém a satisfação por meio de benefícios em seu
segmento de mercado.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Primeiramente
para falarmos sobre a cultura organizacional da empresa precisamos entender o
conceito desta.
Para
L.Smircich em ‘’ Concepts of culture organizational analysis’’: cultura
organizacional é um sistema de comportamentos, normas e valores sociais que de
certa forma tornam a organização única. È um conjunto de características que
unidas distinguem a organização das demais empresas.
Enfim,
é tudo que está em um local onde pessoas se envolvem.
Para
a TIM 8 valores são essenciais,são eles:
PRÓ-ATIVIDADE, TRANSPARÊNCIA, VELOCIDADE,
EXCELENCIA PROFISSIONAL, FOCO NO CLIENTE, ESPIRITO DE EQUIPE, INOVAÇÃO E
ESPIRITO EMPREENDEDOR.
LIGUE-SE,
é como o treinamento de novos funcionários é chamado; tem por foco facilitar a
inserção dos novos membros ao ambiente de trabalho e auxiliar na adaptação a
cultura organizacional.
A
empresa também possui o chamado TIM abre as portas, que proporciona a visita
dos filhos aos seus pais na empresa, para conhecer o ambiente de trabalho e
realizar trabalhos recreativos, este programa visa o retorno em forma de
talentos para prover futuramente a liderança nos negócios.
Na
fase inicial da organização fica caracterizada a existência de diversas
culturas; mesmo apresentando um mix de culturas, a Italiana prevaleceu nesta
primeira fase.
Podemos
dividir as culturas organizacionais em 3 fases distintas, jutamente com as
fases de desenvolvimento da empresa.
Primeira
fase: Colocar em operação a TIM Brasil .
Sentimentos:
bravura, heroísmo, dedicação e pioneirismo;
Hierarquia
era muito forte;
Faltava
RH e sobravam tarefas a fazer;
Trabalho
em equipe não era incentivado.
Podemos
dizer que foi a fase ‘’criança problema’’ da organização, de acordo com a
matriz BCG, onde a empresa possui uma participação relativa no mercado muito
baixa, mas um crescimento de mercado alto.
Segunda
Fase: Fase de integração do TIM Sem fronteiras (2002-2004)
Tentam
integrar as diversas empresas e culturas existentes na filosofia de empresa
única.
Falta
de confiança por parte da administração técnica;
Não
acreditam que as decisões tomadas pela nova Holding sejam melhores para a
empresa;
Clima
de altos e baixos;
Troca
de presidentes freqüentemente;
Pouca
motivação interna;
Poucas
regras e procedimentos.
Terceira
fase: Amadurecimento (2004 até dias atuais)
Em
2004 alguns objetivos foram estabelecidos: Atração e fidelização de talentos,
melhoria na produtividade, estrutura organizacional ágil, integração das
operadoras – criação da empresa única.
Surgem
os princípios de RH:
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Tratar as pessoas como sendo o capital intelectual da organização;
-
Tratar as pessoas como talentos individualizados;
-
Tratar as pessoas como responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento.
A
empresa começa a seguir um novo rumo e a estabelecer uma cultura organizacional
mais estável e característica.
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Projetos de integração;
-
Vários projetos, todos trabalhando;
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Áreas de RH e de gerencial crescem;
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Treinamentos;
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Confianças nas pessoas e em suas relações;
-
Sistema de recompensas;
-
Amadurecimento.
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