AVANT

AVANT

sábado, 5 de maio de 2012

Administração de empresas


                                     



CONCEITO
É o processo que permite alcançar as metas de uma empresa, fazendo uso do trabalho com e por meio de pessoas e demais recursos da empresa. Ou seja, a administração de empresas é um processo ou uma série de atividades contínuas e relacionadas que implica alcançar determinados objetivos de uma empresa.

PROCESSO
A administração de empresas é composta por quatro funções básicas que gera o processo administrativo









INFLUÊNCIAS

Filósofos


Grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles também deixaram sua contribuição para o pensamento administrativo. Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento e estudou a organização do Estado.

 Outros filósofos como Francis Bacon e Thomas Hobbes também interferiram no pensamento administrativo. Francis Bacon foi considerado o fundador da lógica moderna, baseado no método experimental e indutivo; antecipou-se ao princípio conhecido em administração como “principio da prevalência do principal sobre o acessório”. Já Thomas Hobbes desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo o qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente à vida social, através de um pacto entre todos.


  • Igreja Católica
A administração ainda sofreu intervenções da igreja Católica. Os líderes dessa igreja reconheceram a necessidade de definir com mais rigor seus objetivos, doutrinas e a conduta das atividades cristãs, assim como condições para se tornar membro da organização. O resultado foi uma grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa.



  • Militar
A escala hierárquica, de níveis de comando, é um aspecto da organização militar utilizado em organizações. O conceito de hierarquia dentro do exército é tão antigo como a própria guerra, por conta de a necessidade de um estado-maior que sempre existiu. Outras contribuições presentes nos militares são o princípio de unidade de comando, pelo qual casa subordinado só pode ter um superior; princípio da direção, onde todo o soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer; a obediência cega, onde o líder explica seu objetivo e certifica-se de que seus subordinados tenham entendido, pois a obediência cega jamais leva a uma execução correta de qualquer ato.



  • Revolução Industrial
Apesar dos aspectos da administração de muitos anos atrás, nenhum evento teve um impacto maior no estudo e na prática da administração do que a Revolução Industrial. A essência dessa revolução foi a substituição do trabalho humano pela máquina, o que gerou mudanças marcantes na vida diária.
Inicia-se ai a especialização do trabalho, com a mão de obra dividida, cada pessoa desempenhava uma tarefa. Era necessário um administrador para planejar o que era para ser feito, designar tarefas e responsabilidades, liderar e coordenar os esforços humanos e garantir que o trabalho estava sendo realizado de maneira correta.


  • Economistas Liberais
Adam Smith, pai da economia, mostrou extraordinários conhecimentos no que se refere à evolução das funções administrativas. Ele deu ênfase à divisão do trabalho e seus respectivos benefícios, antecipando-se, assim em seu século, ao enfoque sobre a decomposição de um serviço ou tarefa.
James Mill e David Ricardo, também abordaram princípios administrativos em suas obras. James Mill sugeriu sua obra medidas relacionadas com os estudos de tempos e movimentos como meio para obtenção da produção industrial. David Ricardo contribuiu com estudos sobre capital, preços, mercados, salário e renda.


CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Há diferentes áreas em que o administrador pode atuar, e dentro delas diversas segmentações, são elas:


     REQUISITOS QUE O MERCADO EXIGE DE UM PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Há basicamente três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa atuar de maneira eficaz no processo de suas atividades. São elas:

Habilidades Técnicas: Aquelas relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos especializados dentro da organização; consistem no conhecimento, nos métodos técnicos e nos equipamentos para a realização de tarefas específicas. Está na caracterizada na base da pirâmide por ser apropriada aos operários do chão de fábrica, que precisam dos conhecimentos técnicos.

Habilidades Humanas: Relacionadas ao tratamento com pessoas; consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, exercendo a liderança. Diz respeito aos gerentes e líderes da empresa que são necessitam dessas habilidades para lidar com os operários no nível de base.

Habilidades Conceituais: Estão voltadas à capacidade de ver a empresa de maneira total; consistem na capacidade de compreender as complexidades da organização. De modo global e promover o ajustamento do comportamento dos participantes da organização. Está representada  no topo da pirâmide por ser habilidades dos administradores chefes da empresa.


CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • Sustentabilidade



Conceito de uma empresa sustentável por Bruntland Resport são as “formas de progresso que atendam às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas necessidades”. Atualmente, o discurso dos gestores e dos empreendedores sobre sustentabilidade é dirigido a seus funcionários, ao mercado consumidor, aos concorrentes, aos parceiros, às Organizações Não governamentais (ONGs) e aos órgãos governamentais. Esses discursos buscam vincular práticas gerenciais ambientais, sociais e econômicas a uma imagem positiva da empresa. No entanto, várias empresas têm dificuldade em associar seus discursos e práticas gerenciais a uma definição completa de sustentabilidade. Algumas focam questões sociais; outras questões ambientais; e muitas questões exclusivamente econômicas.

  • Responsabilidade Social



O termo responsabilidade social tem significados diferentes para diversas pessoas. A responsabilidade social da empresa é a obrigação administrativa de tomar atitudes que protejam e promovam tanto o bem-estar da sociedade como um todo quanto aos interesses da empresa. 
De acordo com o conceito de responsabilidade social da empresa, um gerente deve se empenhar em alcançar objetivos tanto sociais como empresariais.




REFLEXÃO DO GRUPO SOBRE O PAPEL DO ADMINISTRADOR DENTRO DOS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL




Uma empresa socialmente responsável e sustentável é aquela que visa a proteção ambiental, apoio e fomento ao desenvolvimento local, regional e global, e estímulo e garantia da igualdade social. Um projeto social será sustentável quando preveja ações de eliminação, prevenção ou minimização de riscos sociais e ambientais e de geração de emprego, renda e trabalho, além da promoção da cidadania e defesa da ética nos negócios.
A responsabilidade social sustentável surgiu quando o meio ambiente e a prática de gestão ambiental deixaram de ser o único foco das ações empresariais e as questões sociais começaram a exigir atitudes concretas e urgentes pela sociedade, inclusive das empresas.
O papel do administrador dentro desses princípios resume-se pela busca de soluções aos problemas sociais com a prática de ações sociais. Essas ações são feitas por meio de doações esporádicas feitas para entidades filantrópicas, de forma individual.
A sustentabilidade social é operacionalizada principalmente pela realização de parcerias da empresa socialmente responsável com governos, sociedade civil e instituições públicas e privadas defendendo como escopo a promoção do bem estar coletivo baseado em valores éticos, sociais, culturais e políticos.
O modelo de sustentabilidade social favorece a adoção de práticas de Benchmarking porque todas as empresas de um setor acompanham as ações sociais praticadas pelas demais. O retorno social e reconhecimento são compartilhados por todo o setor e não somente pelas empresas investidoras. São favorecidas as relações com os consumidores, fornecedores, distribuidores, sociedade, comunidade e empregados sem contar a melhora na gestão da cadeia produtiva, pois todo o setor está em sinergia.
Portanto o papel do administrador dentro desses conceitos é o de proporcionar o bem-estar da sociedade de hoje e a de amanhã em iguais medidas. Para isso, as empresas devem estar abertas para ouvir o que deve ser feito para sustentar ou melhorar o bem-estar social.
Os custos e benefícios sociais de uma atividade, de um produto ou de um serviço devem ser minuciosamente calculados e considerados no momento em que se decidir dar prosseguimento a eles. Ou seja, a viabilidade técnica e a lucratividade não são os únicos fatores que devem influenciar a tomada de decisões empresariais. Essas precisam considerar as consequências sociais a curto e longo prazo resultantes de todas as atividades empresariais antes de executá-las.
As empresas, assim como os cidadãos, tem a responsabilidade de se envolver em certos problemas que fogem a suas áreas corriqueiras de atuação. Se uma empresa possui o conhecimento necessário para resolver um problema social com o qual ela não esteja diretamente associada, ela deve assumir a responsabilidade de ajudar a sociedade a resolver esse problema. Já que as empresas se beneficiam de uma sociedade que se encontra em melhores condições como um todo, elas deveriam dividir com os cidadãos a responsabilidade de melhorar a sociedade.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário